terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Enfim a tão esperada certificação.


Como havia dito em um dos posts anteriores, minha prova para certificação estava agendada para o mês de janeiro onde estaria de férias e isso se confirmou.
Não foi fácil abrir mão das minhas férias, mesmo porque, este período de férias havia sido negociado em função de um projeto, uma vez que o real período era Ago/2009. E por estar de férias isso exigiu um grau muito maior de comprometimento de minha parte. Quando digo isso, é porque a auto vigilância é necessária para se manter o foco nos estudos e não sair por ai viajando ou assumindo outros compromissos.
Outro ponto é, o apoio da família é muito importante, para ser mais específico - o cônjuge. Minha noiva foi fantástica neste quesito. Abriu mão da minha companhia e acabou se privando também, já que não podíamos ficar todo o tempo que queríamos juntos.
Quanto aos estudos, ele foi baseado na leitura do PMBOK v4, - Li todo o livro. Ao término do PMBOK, sessões de exames simulados no Fast-Track para verificar o meu desempenho que acabou sendo a linha de base de comparação para novos simulados (20 Questões por processo de gerenciamento de projetos e 20 questões de cada área de conhecimento) que realizei após a leitura do Preparatório para exame PMP - Rita Mulcahy. Após isso, último simulado PMP um dia antes da prova e revisão das anotações feitas durante a leitura dos livros.
É impressionante o grau de nervosismo que se fica e que se observa nos demais candidatos à PMP no dia da prova. Você fica no sofá com os demais e todos com aquele olhar tenso, livros na mão para uma última revisão de emergência e etc.
Enfim, ao fim de 20 dias de estudo, por volta de 2 a 3 horas de estudo por dia, veio o resultado - PMP! e com louvor. Não obtive sequer um "Bellow Proficient" na avaliação final e ainda me sai com 3 "Proficient".
Então ficam as dicas:
Estude muito e se dedique. Isso não irá determinar sua aprovação, mas irá mitigar e muito o risco de não aprovação;

Não decore entradas, saídas e ferramentas e técnicas - Tente entender a lógica dos processos. Se você fizer isso bem, o próprio enunciado das questões irá te levar ao que você estudou sem que você tenha que ter decorado. E mais, decorar todos os processos, ferramentas e técnicas, entradas e saídas tira espaço de "compreender" e só funciona mesmo nas aulas de geografia da 6ª Série com a professora Niobe (Sim, eu tive uma professora chamada Niob).

Não abra mão de ler o PMBOK ele é a base e o livro da Rita é o complemento.

Não faça muitos simulados. Não querendo dar uma de Rita Mulcahy porque esta dica ela própria fornece em seu livro. Mas observo colegas se preparando, que fazem 2 ou 3 simulados por dia e se garantem nas notas dos simulados e abrem mão de estudar. Esta dica tem um fundo lógico. Se você faz 10 exames simulados qual é a probalidade de você passar pela mesma questão mais de uma vez? - Lembra do "Compreender sim, Decorar não?".

Leia o Código de Ética do PMI (Além do capítulo correspondente no livro da Rita).

Essas dicas com o apoio da família e a dedicação têm tudo para resultarem na aprovação.

Espero ter ajudado.

PS. Se você acredita que existam outros métodos melhores de estudo, deixe seu comentário!

Abraços!




Nenhum comentário:

Postar um comentário