No final das contas a mensagem foi sim entregue à pessoa de interesse, só que esta não leu e quando cobrada por seu diretor não hesitou em falar que não tinha recebido e o mais interessante é que o tal diretor não projetou as "desculpas" da pessoa pelo equívoco.
Enfim, de qualquer maneira a responsabilidade do ocorrido, mesmo a pessoa não tendo checado a informação, é minha. Digo isso pois deveria ter confirmado a recepção da mensagem. Na verdade, talvez meu maior erro tenha sido não ter classificado a informação da maneira adequada ou ter escolhido o método mais apropriado de comunicação (Neste caso foi utilizado o método de comunicação ativa ou push) a ponto de não ter levado em conta que aquela mensagem necessitava de confirmação.
Neste ponto entramos nos conceitos eficazes de comunicação, onde o emissor tem responsabilidade sobre garantir a entrega da informação e entendimento comum da mensagem (feedback).
Este post pretende apenas confirmar a real importância das Comunicações e como cada detalhe relacionado à este tópico deve ser observado de perto. No caso acima, não houve grandes danos, mas foi algo que poderia ter, assim como também poderia ter sido completamente evitado.
André Cruz, PMP
andre_telecom105@hotmail.com
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